quinta-feira, 29 de outubro de 2009

História do seu clube...

Santos

O Santos Futebol Clube foi fundado no dia 14 de abril de 1912, por iniciativa de três esportistas da cidade, que convocaram uma assembléia na sede do Clube Concórdia para a criação de um time de futebol. Durante a reunião, surgiu a dúvida sobre o nome da agremiação, mas os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Santos Futebol Clube. O primeiro jogo da nova equipe ocorreu em 15 de setembro daquele ano. O adversário foi o Santos Athletic Club, mais conhecido como Clube dos Ingleses, e o Santos Futebol Clube venceu por 3 a 0.

No início de 1913, o Santos recebeu um convite da Liga Paulista de Futebol para disputar o campeonato estadual daquele ano. Esta foi a primeira competição oficial disputada pelo clube, cuja estreia aconteceu no dia 1º de junho, diante do Germânia. O resultado, porém, não foi nada animador: uma derrota por 8 a 1. Três semanas depois, no dia 22 de junho, o time santista conquistou sua primeira vitória em uma competição, por 6 a 3, diante do Corinthians, em pleno Parque São Jorge.

Desde os primeiros anos de existência, o Santos obteve êxitos memoráveis, tanto em jogos locais como internacionais. Seu primeiro título de campeão paulista foi conquistado em 1935, após um declínio, dois anos antes, em razão da criação do profissionalismo no futebol. Em 1955, após 20 anos sem ser campeão, o Santos voltou a conquistar o segundo título de campeão paulista ao derrotar o Taubaté.

No ano seguinte, chegou Pelé, de apenas 15 anos, e deu novo impulso à história do Santos, levando o clube a conquistas que enalteceram o futebol brasileiro no mundo. O Santos de Pelé praticamente deu a volta ao mundo, encantando torcedores com o futebol de seus craques. Nesse período, o Santos foi bicampeão so Mundial Interclubes, em 1962 e 1963, bicampeão da Taça Libertadores da América, nos mesmos anos, entre outras conquistas.

Com o fim da Era Pelé, o Santos continuou seu caminho de conquistas, sendo campeão paulista de 1984 e campeão da Taça Conmebol de 1998. Mas foi somente em 2002, ano em que o clube completou 90 anos, que o Santos conquistou novamente o Campeonato Brasileiro. O time que conseguiu a conquista foi, basicamente, formado dentro da Vila Belmiro. Os jovens destaques da equipe como a dupla Diego e Robinho se tornaram símbolos de um futebol vistoso e alegre. No ano seguinte, com a base mantida, o Santos chegou aos vice-campeonatos da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro.

Em 2004, o clube conquistou dois títulos importantes, um com sua equipe principal e outro com o time B criado naquele ano. O time B, dirigido por Márcio Fernandes, foi campeão da Copa Federação Paulista de Futebol, garantindo vaga na Copa do Brasil. Já o time principal conquistou novamente o Campeonato Brasileiro, sob a direção técnica de Vanderlei Luxemburgo, com destaque para Robinho, que o time perderia em 2005, quando o jogador assinou contrato com o Real Madrid, da Espanha.

No ano seguinte, novamente sob o comando de Luxemburgo, o Santos mostrou seu potencial e interrompeu o jejum de 22 anos sem um título paulista, com uma vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa de Desportos. No ano seguinte, com Zé Roberto de volta à equipe, o Santos conquistou o bicampeonato paulista, com uma vitória sobre o São Caetano. Em 2008, o Santos não conseguiu repetir a boa atuação no Campeonato Paulista, encerrando sua participação na sétima colocação. Já em 2009, o clube chegou mais uma vez à final da competição, sendo derrotado pelo Corinthians.

Fonte: Federação Paulista de Futebol.

http://www.futebolpaulista.com.br/clube.php?cod=5&ref=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário