- Açougueiro: Jogador violento
- Alavanca: Utilização das pernas como ponto de apoio e o tronco ou os braços para travar o adversário.
- Amistoso: Jogo que não vale pontos para torneio ou campeonato.
- Armandinho: Atacante que joga recuado, fugindo da área adversária.
- Arquibaldo: Torcedor que costuma comprar ingressos de arquibancada.
- Arremate: Chute visando o gol adversário.
- Artilheiro: Jogador que marca muitos gols; o que marca mais gols em um time, um jogo ou torneio
- Baile: Jogo em que uma equipe domina a outra, à vontade.
- Balão: Chute alto sem direção.
- Bandeirinha: Auxiliar do juiz que usa uma pequena bandeira para indicar infrações que observou.
- Banheira: Impedimento.
- Bate - Pronto: Chute dado na bola no momento em que ela toca o chão.
- Bicicleta: Jogada na qual o jogador salta e, de costas para a direção em que quer chutar, deita o corpo no ar e joga a bola para trás, por cima da cabeça.
- Bicho: Gratificação paga aos jogadores por um resultado favorável em jogo ou torneio.
- Bolão: Craque; um jogador de grandes qualidades.
- Cabeça-de-bagre:Mau jogador.
- Cama-de-gato:Falta na qual o jogador calça com o corpo o adversário que saltou, desequilibrando-o.
- Cabeço: Taça.
- Carimbar: Atingir violentamente com a bola.
- Carrapato: Jogador da defesa que marca de perto o adversário, não se afastando dele um só instante.
- Carrinho: Jogada em que, para desarmar o adversário, o jogador se atira com os dois pés em direção à bola, deslizando sobre os calcanhares e com o corpo parcialmente deitado.
- Cartola: Dirigente de clube ou entidade.
- Catimba: Emprego de recursos pouco esportivos mas de punição difícil, para enervar o adversário e tumultuar o jogo.
- Catimbeiro: Jogador manhoso, que faz catimba.
- Centrar: Chutar a bola das partes laterais do campo em direção à área adversária.
- Cera: Retenção da bola ou simulação de contusão objetivando ganhar tempo.
- Chaleira: Puxada, com o calcanhar, da bola que está no ar, atrás do jogador.
- Chapéu: Finta em que a bola é passada por cima do adversário e recuperada logo adiante.
- Chuveirinho: Passe alto dado sobre a área adversária.
- Ciscador: Jogador que dribla e se movimenta muito, mas sem proveito para o time.
- Cobra: Jogador famoso, de alto nível técnico.
- Coletivo: Treino de conjunto, no qual são formados dois times sob a orientação do técnico.
- Corta-luz: Jogada em que para iludir a marcação do adversário, um jogador, na corrida, deixa a bola para um companheiro que sai com ela em direção oposta.
- Coveiro: Jogador que atuando muito mal, provoca e derrota seu time.
- Craque: Jogador de grandes qualidades técnicas.
- Curinga: Jogador capaz de atuar em diversas posições no time.
- Dente-de-leite:Categoria de jogadores de sete a doze anos de idade.
- Embaixada: Série de toques curtos na bola, sem que ela e o pé toquem o chão.
- Escrita: Tradição; tabu.
- Estaleiro: Enfermaria.
- Fiteiro: Jogador que encena ou exagera contusões.
- Folha-seca: Chute com a bola parada, no qual a bola sobe devagar, mas desce rapidamente em curva.
- Frango: Falha clamorosa do goleiro, que deixa entrar em sua meta bola de fácil defesa.
- Furar: Errar um chute, sem tocar na bola.
- Galera: As gerais do estádio; por extensão, a torcida, o povo.
- Gandula: Garoto incumbido de buscar e devolver a bola que sai de campo durante o jogo.
- Gaveteiro: Aquele que se deixa subornar.
- Geraldino: Um torcedor de geral.
- Goleada: Jogo vencido por larga margem de gols.
- Gramar: Comer grama; sofrer.
- Grosso: Inábil, destituído de qualidades técnicas.
- Janela: Tempo de carreira; abertura do mercado exterior para transferência de jogadores, se dá em meados de julho-agosto e dezembro-janeiro.
- Lanterna: Time que fica em último em um torneio ou campeonato.
- Leiteiro: Goleiro de sorte.
- Lençol: Lance no qual se faz encobrir o adversário, para recolhê-la mais adiante, mas à distância maior que no chapéu.
- Mascarado: Jogador vaidoso, convencido de suas qualidades e que joga com pouco interesse na partida.
- Matar: Parar, amortecer (a bola).
- Melancia: Passe mal feito.
- Olheiro: Observador, espião a serviço de um clube.
- Passe: Endereçamento da bola a um companheiro durante o jogo; documento pelo qual um indivíduo cede a um clube a exclusividade de seus serviços de futebolista profissional.
- Pelada: Jogo em campo impróprio, com material precário e sem seguir as regras oficiais; jogo de baixo nível técnico.
- Perna-de-pau:Jogador medíocre, sem qualidades técnicas.
- Pipoqueiro: Jogador que evita os lances mais duros para não se machucar: um jogador medroso.
- Ponte: Salto do goleiro para alcançar a bola, com o corpo mais ou menos paralelo à linha de fundo.
- Rebolo: Grupo de agremiações que lutam para escapar aos últimos postos e ao rebaixamento à categoria inferior.
- Retranca: Sistema de jogo em que o time se fecha na defesa com a maioria de seus jogadores.
- Rodada: Série de jogos de um campeonato ou torneio realizados no mesmo dia ou em datas próximas.
- Rosca: Chute de efeito, de curva, de forma a fazer a bola girar transversalmente ao sentido do seu deslocamento.
- Saco de Pancada:Time que perde de todos ou raramente ganha.
- Sanduíche: Infração em que um jogador é prensado por dois adversários.
- Sarrafada: Entrada violenta para atingir o adversário.
- Sem-pulo: Chute dado na bola antes que ela toque o chão.
- Sururu: Conflito; briga generalizada.
- Tapa-buraco: Jogador que entra no time em uma emergência.
- Tapetão: Sede das federações e dos tribunais esportivos.
- Várzea: Campo de futebol amador localizado em terrenos baldios; futebol amador em geral.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Pequeno Dicionário da Gíria do Futebol
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