quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pequeno Dicionário da Gíria do Futebol

  1. Açougueiro: Jogador violento
  2. Alavanca: Utilização das pernas como ponto de apoio e o tronco ou os braços para travar o adversário.
  3. Amistoso: Jogo que não vale pontos para torneio ou campeonato.
  4. Armandinho: Atacante que joga recuado, fugindo da área adversária.
  5. Arquibaldo: Torcedor que costuma comprar ingressos de arquibancada.
  6. Arremate: Chute visando o gol adversário.
  7. Artilheiro: Jogador que marca muitos gols; o que marca mais gols em um time, um jogo ou torneio
  8. Baile: Jogo em que uma equipe domina a outra, à vontade.
  9. Balão: Chute alto sem direção.
  10. Bandeirinha: Auxiliar do juiz que usa uma pequena bandeira para indicar infrações que observou.
  11. Banheira: Impedimento.
  12. Bate - Pronto: Chute dado na bola no momento em que ela toca o chão.
  13. Bicicleta: Jogada na qual o jogador salta e, de costas para a direção em que quer chutar, deita o corpo no ar e joga a bola para trás, por cima da cabeça.
  14. Bicho: Gratificação paga aos jogadores por um resultado favorável em jogo ou torneio.
  15. Bolão: Craque; um jogador de grandes qualidades.
  16. Cabeça-de-bagre:Mau jogador.
  17. Cama-de-gato:Falta na qual o jogador calça com o corpo o adversário que saltou, desequilibrando-o.
  18. Cabeço: Taça.
  19. Carimbar: Atingir violentamente com a bola.
  20. Carrapato: Jogador da defesa que marca de perto o adversário, não se afastando dele um só instante.
  21. Carrinho: Jogada em que, para desarmar o adversário, o jogador se atira com os dois pés em direção à bola, deslizando sobre os calcanhares e com o corpo parcialmente deitado.
  22. Cartola: Dirigente de clube ou entidade.
  23. Catimba: Emprego de recursos pouco esportivos mas de punição difícil, para enervar o adversário e tumultuar o jogo.
  24. Catimbeiro: Jogador manhoso, que faz catimba.
  25. Centrar: Chutar a bola das partes laterais do campo em direção à área adversária.
  26. Cera: Retenção da bola ou simulação de contusão objetivando ganhar tempo.
  27. Chaleira: Puxada, com o calcanhar, da bola que está no ar, atrás do jogador.
  28. Chapéu: Finta em que a bola é passada por cima do adversário e recuperada logo adiante.
  29. Chuveirinho: Passe alto dado sobre a área adversária.
  30. Ciscador: Jogador que dribla e se movimenta muito, mas sem proveito para o time.
  31. Cobra: Jogador famoso, de alto nível técnico.
  32. Coletivo: Treino de conjunto, no qual são formados dois times sob a orientação do técnico.
  33. Corta-luz: Jogada em que para iludir a marcação do adversário, um jogador, na corrida, deixa a bola para um companheiro que sai com ela em direção oposta.
  34. Coveiro: Jogador que atuando muito mal, provoca e derrota seu time.
  35. Craque: Jogador de grandes qualidades técnicas.
  36. Curinga: Jogador capaz de atuar em diversas posições no time.
  37. Dente-de-leite:Categoria de jogadores de sete a doze anos de idade.
  38. Embaixada: Série de toques curtos na bola, sem que ela e o pé toquem o chão.
  39. Escrita: Tradição; tabu.
  40. Estaleiro: Enfermaria.
  41. Fiteiro: Jogador que encena ou exagera contusões.
  42. Folha-seca: Chute com a bola parada, no qual a bola sobe devagar, mas desce rapidamente em curva.
  43. Frango: Falha clamorosa do goleiro, que deixa entrar em sua meta bola de fácil defesa.
  44. Furar: Errar um chute, sem tocar na bola.
  45. Galera: As gerais do estádio; por extensão, a torcida, o povo.
  46. Gandula: Garoto incumbido de buscar e devolver a bola que sai de campo durante o jogo.
  47. Gaveteiro: Aquele que se deixa subornar.
  48. Geraldino: Um torcedor de geral.
  49. Goleada: Jogo vencido por larga margem de gols.
  50. Gramar: Comer grama; sofrer.
  51. Grosso: Inábil, destituído de qualidades técnicas.
  52. Janela: Tempo de carreira; abertura do mercado exterior para transferência de jogadores, se dá em meados de julho-agosto e dezembro-janeiro.
  53. Lanterna: Time que fica em último em um torneio ou campeonato.
  54. Leiteiro: Goleiro de sorte.
  55. Lençol: Lance no qual se faz encobrir o adversário, para recolhê-la mais adiante, mas à distância maior que no chapéu.
  56. Mascarado: Jogador vaidoso, convencido de suas qualidades e que joga com pouco interesse na partida.
  57. Matar: Parar, amortecer (a bola).
  58. Melancia: Passe mal feito.
  59. Olheiro: Observador, espião a serviço de um clube.
  60. Passe: Endereçamento da bola a um companheiro durante o jogo; documento pelo qual um indivíduo cede a um clube a exclusividade de seus serviços de futebolista profissional.
  61. Pelada: Jogo em campo impróprio, com material precário e sem seguir as regras oficiais; jogo de baixo nível técnico.
  62. Perna-de-pau:Jogador medíocre, sem qualidades técnicas.
  63. Pipoqueiro: Jogador que evita os lances mais duros para não se machucar: um jogador medroso.
  64. Ponte: Salto do goleiro para alcançar a bola, com o corpo mais ou menos paralelo à linha de fundo.
  65. Rebolo: Grupo de agremiações que lutam para escapar aos últimos postos e ao rebaixamento à categoria inferior.
  66. Retranca: Sistema de jogo em que o time se fecha na defesa com a maioria de seus jogadores.
  67. Rodada: Série de jogos de um campeonato ou torneio realizados no mesmo dia ou em datas próximas.
  68. Rosca: Chute de efeito, de curva, de forma a fazer a bola girar transversalmente ao sentido do seu deslocamento.
  69. Saco de Pancada:Time que perde de todos ou raramente ganha.
  70. Sanduíche: Infração em que um jogador é prensado por dois adversários.
  71. Sarrafada: Entrada violenta para atingir o adversário.
  72. Sem-pulo: Chute dado na bola antes que ela toque o chão.
  73. Sururu: Conflito; briga generalizada.
  74. Tapa-buraco: Jogador que entra no time em uma emergência.
  75. Tapetão: Sede das federações e dos tribunais esportivos.
  76. Várzea: Campo de futebol amador localizado em terrenos baldios; futebol amador em geral.

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